top of page

 

Padre Jony

 

Joan Enric Reverté nasceu em Amposta (Tarragona). Desde pequeno mostra o seu amor pela

música e começou a tocar guitarra aos oito anos. Com seu grupo de amigos começou no rock.

Ingressa para o Seminário Tortosa, onde concluiu seus estudos eclesiásticos. Bem ali, ele fundou

seu primeiro grupo, "Seminari Boys". Foi ordenado sacerdote em 11 de Outubro de 1992, em

Amposta. Começou como um sacerdote em Morella, onde forma uma escola de guitarra e ensina

mais de 80 alunos. É aí que os jovens começam a chamá-lo carinhosamente de "Padre Jony".

 

Atualmente é pároco da paróquia de San Pedro apóstol de Les Cases d’Alcanar (Tarragona).

Lecionou em várias escolas e faculdades. Foi Chefe de Missão da Diocese de Tortosa e fez

colaborações missionárias na América Central (Honduras) e África (Guiné Equatorial).

 

Suas experiências humanas, espirituais e musicais expandiram-se com o contato com outras culturas, entendendo que a música é uma ferramenta de comunicação universal. 

 

Em 1999, ele fundou o grupo de rock "Properly", com o qual realiza mais de 40 concertos. Em junho de 2005, forma um novo grupo e publicou seu primeiro álbum: "Provocando la paz". Este trabalho estabelece as bases do "rock profético" o estilo da mensagem de anúncio dos profetas de Deus à sua geração, denunciando injustiças do seu tempo e defendendo aos desfavorecidos. Sua carta de apresentação é o tema "Globalización alternativa" e seu slogan "Paz, Jesus e rock'n'roll".

 

Começa uma turnê que percorre várias cidades da Espanha e vários países da Europa e América: EUA (Agosto de 2005), Itália (abril de 2006), República Dominicana (junho de 2006 ), Colômbia (Setembro de 2007), entre outros. Ao mesmo tempo, ele cria a Fundação "Provocando la paz", que tem por objetivo a promoção da paz e da solidariedade, com vários campos de ação: o financiamento de projetos de caridade (Guatemala, Serra Leoa), a conscientização do público para as questões prementes da nossa humanidade (dívida externa, a poluição, a escravidão infantil, entre outros), o impulso para o compromisso de uma maior justiça social para os pobres.

 

Em 11 de Março de 2006, recebeu o prêmio "Amposta" por seu trabalho musical e de solidariedade. Em 11 de junho de 2006 recebe o prêmio "Quin parell d' ous " com Marc Coma, vencedor do Rally Dakar na categoria motos. É um prêmio concedido anualmente à Cidade Sant Guim de Freixenet (Lleida) durante a feira realizada na localidade, com destaque para os valores de esforço, coragem e lutar na vida. Naquele ano, com a 10ª edição, recebeu dois prêmios.

 

Em dezembro de 2007 ele lançou seu segundo álbum: "El buscador". Em julho de 2008 visita o centro "Xajanaj Kahalepana" (traduzido do Pocomam significa "Juntos seguindo adiante") em Chinautla (Guatemala) apoiado pela Fundação Provocando la paz com os benefícios de turismo e a venda do primeiro disco. Em novembro de 2008 publicou a história "La maravillosa historia de la estrella de Navidad", editado pela Verbo Divino. Em fevereiro de 2009 ele fundou a "plataforma antiaborregamiento", juntamente com alguns professores que lutam contra o flagelo social da camada mais jovem. Em outubro de 2009, ele publicou o livro "Notas de un cura rockero" publicado pela Oxford University Press. Em 2009 venceu o concurso "Imaginarios ecoteológicos" organizado pelo grupo de pesquisa "ecoteologia" da Escola de Teologia da Universidade Javeriana de Bogotá (Colômbia), o trabalho "El dinero no se puede comer. Meditaciones a partir de un video clip".

 

Em abril de 2010, tem um "Misa rockera" na Catedral de Tortosa, para marcar o centenário da Corte de Honra da Virgem, a primeira missa em estilo roqueiro em uma catedral católica. Em março de 2011 lança o projeto do Radio Palangana com um grupo de professores e a colaboração dos alunos de vários institutos.

 

Atualmente, o Padre Jony está realizando uma turnê do seu segundo álbum.

 

Fonte: site oficial do padre

bottom of page