top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Illuminandi

 

 

Illuminandi é uma banda de metal melódico com sete integrantes formada em 1998 em Dębica, na Polônia.

 

A banda foi criada por Aleksander Kozioł (guitarra) e Jan Trębacz (vocais limpos, guitarra). Eles se juntaram a Antonina Witkowska (violoncelo) e Patrycja Pyzińska (violino), com Aleksander Kraszkiewicz (baixo) e Szymon Grych (bateria) completaram o line-up. A meta da banda desde o começo era tocar música pesada com uma mensagem cristã edificante. Sua primeira apresentação ao vivo ocorreu em novembro de 1999, em um festival local em Dębica.

 

Depois de alguns anos compondo e ensaiando, Illuminandi gravou seu primeiro demo (simplesmente intitulado Demo I), em 2000, e outro (Demo II), em 2002. Demo II recebeu um feedback positivo por parte da imprensa underground e, finalmente, a banda assinou contrato com a Bombworks Records. Em 2005, esta gravadora americana lançou os dois demos e um par de faixas ao vivo em um CD intitulado The Begining. Illuminandi também apareceu na TV nacional polonesa.

 

O estilo da banda foi gradualmente se tornando mais e mais pesado, ficou claro que eles precisavam de alguém para lidar com vocais agressivos. Bogdan "Boolba" Czernia foi o primeiro a aderir ao Illuminandi, mas em 2004 ele deixou a banda por motivos pessoais. Ele foi substituído por um vocalista mais "metal", o Rajmund "Melon" Jeleń, que reforçou a banda com seus grunhidos e gritos poderosos.

 

Com essa formação Illuminandi gravou seu EP de 5 músicas intitulado Illumina Tenebras Meas. Este título em latim  é traduzido como "iluminar minha escuridão". Inicialmente, este MCD só incluiria 4 canções em polonês e 1 em inglês, mas a banda decidiu também gravar as faixas poloneses em Inglês. O lançamento do álbum Illumina Tenebras Meas ocorreu no dia 21 de Abril de 2007 no Elements of Rock Festival na Suíça. O EP foi lançado na Polônia pela gravadora MocneRamię Records e distribuído em todo o mundo através do Nokternal Hemizphear.

 

Em 2007 a ​​banda sofreu mais mudanças na formação: Rajmund Jeleń e Patrycja Pyzińska deixaram a banda e foram substituídos por Radosław Solek (Malco) e Krzysztof Kawa. Em 2008, Janusz Domka também foi substituído por Tomasz "papirus" Pyzia. Em setembro de 2009 Illuminandi entrou em estúdio (Chinook Studio), em Dębica para gravar seu primeiro álbum, intitulado In Via (em latim significa "a caminho").

 

Durante o processo de gravação, Radosław Solek foi substituído por Pawła "Tróia" Treutlera que realizou a maioria dos vocais guturais no álbum. Os ex-vocalistas do Illuminandi Rajmund Jeleń e Bogdan Czernia também foram convidados a contribuir com suas vozes marcantes em várias faixas. In Via apresenta performances dos membros da banda céltica Open Folk (Paweł Iwaszkiewicz - gravadora) e dos poloneses vanguardistas folk Żywiołak (Robert Jaworski - sanfona). O álbum foi masterizado pelo polaco Grzegorz Piwkowski e lançado em Ars Mundi em 28 de Maio de 2010.

 

In Via é composto por 10 canções cujo denominador comum é a fusão de riffs pesados ​​e melodias impressionantes realizadas no violoncelo e violino. Embora frequentemente rotulado como "folk metal" ou "metal gótico", o som do Illuminandi não pode ser classificado, a sua música contém elementos de metal melódico, metal extremo, música clássica, música popular européia, rock progressivo, música antiga e hardcore.

 

Embora, tenha 12 anos de carreira, Illuminandi não pode gabar-se de uma discografia rica, eles definitivamente ganharam os corações de muitos ouvintes na Polônia e no exterior. A banda já se apresentou em festivais na Polônia, Alemanha, República Checa, Suíça e Ucrânia, dividindo o palco com muitas bandas de rock e metal bem estabelecidas, como 2TM2,3, Ador Dorath, Anastasis, Armia, Cemetery of Scream, Dissolving of Prodigy, Greedy Invalid, Holy Blood, Kreyson, My Silent Wake, OX, Pantokrator, Pillar, Project 86, Rootwater, Sacrificium, Silent Stream of Godless Elegy, Tourniquet e Virgin Black.

 

 

Fonte: site oficial da banda

bottom of page