top of page

 

 

 

 

 

 

 

Iahweh

 

 

A voz arrebatadorado vocalista André Leite, as guitarras enigmáticas de Tiago Mattos e Toninho de Marco, a pegada precisa do baixista Alessandro BTN e a batida fundamental de Eloy Casagrande. Junto a isso, arranjos ousados e letras fortes, que falam da vida, do dia a dia, do amor, do perdão, da família, de Deus. Tudo isso regado com Rock’n Roll de altíssima qualidade.

 

Essa é a banda Iahweh, que está lançando o clipe Deserto, canção tema do novo trabalho da banda, que deve ser lançado em abril pela gravadora CODIMUC. Com participação especial do padre Fábio de Melo, a música expressa a fecundidade da experiência desértica, onde o próprio Cristo se preparou para a missão, e convida a cada um a também enfrentar seus desertos com força, coragem e confiança total naquele que venceu o mundo na cruz.

 

Desertoé o terceiro CD da banda, criada no início da década de 90 com o nome de Apocalipse. O nome Iahweh surgiu em 1993, ao participar de um festival na cidade de Cachoeira Paulista (SP), no qual ficou em segundo lugar com a canção Coríntios 13. Depois disso, participoude vários festivais de música, tendo como referência a bandaCristoatividade, pioneirado rock católico no Brasil.

 

O primeiro disco veio em 1996. Alfa e Ômega, também lançado pela gravadora CODIMUC, emplacou o sucesso Salve Rainha. No ano seguinte, o guitarrista Tiago Mattos e o baixista Alessandro BTN passarama fazer parte da banda. Após o lançamento do CD, o grupo participou de grandes eventos católicos, como Hallel e Hashirim, apresentou-se em programas naRede Vida, Século 21 e Canção Nova e realizou shows em várias partes do Brasil.

 

Em 2000, o grupo se ausentou dos palcose só retornou às atividades em 2001, já com uma nova formação. Pensando na gravação de um novo trabalho, a banda lançou o single Volta. Porém, a dificuldade em conseguir um baterista fixo e a realização de trabalhos paralelos fizeram com que a banda demorasse seis anos gestando o novo repertório. O tempo serviu para amadurecer a musicalidade e a espiritualidade do grupo, que entrou em estúdio em 2007 para gravar o segundo álbum. No mesmo ano, o baterista Eloy Casagrande e o vocalista Júlio César passaram a fazer parte do grupo.

 

Neblim foi lançado em 2008 e marcoua voltada bandaaos palcos. O título do CD significa “profetas” e expressa justamente a missão da banda.

 

Quem conhece o Iahweh desde a primeira formação pôde constatar oamadurecimento das letras, dos arranjos e da própria missão do grupo. Neblim trouxe a regravação do sucesso Salve Rainha, numa versão mais orquestrada e moderna. O disco também emplacou as canções Misericórdia, Senhor, que expressa uma súplica de perdão a Deus; Getsêmani, que fala da angústia suprema de Jesus, horas antes da paixão, e a própria faixa tema do disco.

 

Em 2009, o então vocalista Júlio Cesar e o guitarrista Christian Campos deixaram o grupo. No mesmo ano, André Leite e Toninho de Marco integraram o time, dando ainda mais qualidade ao trabalho da banda.

 

No ano seguinte, o Iahweh lançou o primeiro videoclipe: Neblim. Com um novo arranjo, a faixa tema do segundo disco contou com a participação especial da Orquestra Filarmônica do Cone Leste Paulista. Gravado em Taubaté (SP), o vídeo já ultrapassou a marca de 570 mil visualizações no site Youtube.

 

Prestes a lançar o terceiro disco, a banda Iahwehtem percorrido o Brasil, unindo o peso do Rock n’ Roll e a leveza do Espírito Santo, que anima e impulsiona a Igreja.

 

 

Por Alexandre Santos. Fonte: página oficial da banda pela CODIMUC

 

bottom of page